Por proposta do deputado federal pela zona da Davenport, Andrew Cash, foram distinguidos com a medalha comemorativa dos 60 anos, trinta cidadãos dos quais alguns luso-canadianos. Esta cerimónia teve lugar algumas semanas atrás, mais precisamente no dia 7 de Fevereiro, no salão do Lula Lounge, onde lhes foi entregue, pelas mãos daquele deputado, a medalha de jubileu da Rainha Isabel II, por ocasião dos 60 anos de subida ao trono após o falecimento de seu pai, o Rei Jorge VI.
A medalha de jubileu da Rainha
Foi uma cerimónia que lotou aquele espaço com membros voluntários e lideres comunitários, artistas, empresários, estudantes e educadores. No que concerne à gente lusa fomos quiçá o grupo étnico maioritário galardoado com aquela alta distinção cujos nomes aqui deixamos: Matthew Correia, (Casa dos Açores do Ontário); Maria da Conceição voluntária na Casa de S. Cristovão; Armando Viegas, presidente da Casa do Alentejo de Toronto; Carine Araújo estudante e voluntária comunitária; Marie da Ponte, directora do centro de apoio às mulheres recém-chegadas, a Working Women Community Centre; Rui Gomes activista comunitário e presidente do First Portuguese Community Centre; Salomé Gonçalves há muitos anos como voluntário e presidente da Casa da Madeira de Toronto e outro três membros, o Sérgio Sarmento, Elizabeth Dias e Maria Zélia Tavares, todos voluntários e com longa data de envolvimento comunitário.
Salmé Gonçalves
Sérgio Sarmento
Armando Viegas
O jovem Matthew Correia
Ficámos contentes por muita "gente da nossa" ter sido apontada para recipiente de tão alta distinção embora ficássemos, ao mesmo tempo, tristes pois muitos outros, bem nossos conhecidos, que também têm vindo a labutar no seio das suas comunidades para o seu engrandecimento e da sociedade canadiana, não fossem abrangidos. Mas a verdade é que nem todos podem ser felizardos neste tipo de cerimónias. Para alguns há de chegar o dia que também sejam lembrados e distinguidos. E são tantos...
O grupo de portugueses distinguidos
Voltar para Eventos Sociais |